Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Taur-nu-Fuin

Taur-nu-Fuin é o nome em élfico para a Floresta sob as Sombras da Noite, uma antiga floresta na Terra Média, o mundo criado pelo escritor J.R.R Tolkien. Esta floresta existiu durante a Primeira Era e se encontrava além dos limites norte de Beleriand, terra onde se encontravam grandes reinos élficos como Doriath e Nargothrond. A Taur-nu-Fuin é uma grande floresta de pinheiros que crescia sobre um planalto rochoso que ficava entre as horrendas Ered Gorgorth ao sul, as colinas Himring e o altiplano de Ladros ao leste, a desolada planície de Anfauglith ao norte, a parte alta do vale do Sirion à oeste e as enormes montanhas de Echoriath no sudoeste. A floresta possuía cerca de 60 léguas no sentido leste oeste e 35 léguas no sentido norte sul, o que totaliza cerca de 90 mil quilômetros quadrados, área quase do tamanho de Portugal. No oeste da Taur-nu-Fuin se encontra o riacho Rivil, que nascia de uma pequena lagoa, o Posso Rivil, e descia pelas vertentes ocidentais do planalto para encontrar o Sirion nos Pântanos de Serech. Perto de Ladros se encontrava o pequeno lago Aeluin, cuja as águas eram abençoadas por Melian, a Maia. A região de planaltos onde se situava a floresta era interligada com a região de Dimbar pelo Passo de Arnach. Era por ele que se espalhavam as nascentes do rio Mimdeb, que descia até encontrar o Sirion entre Doriath e Brethil. A paisagem de Taur-nu-Fuin provavelmente lembrava as frias e sombrias florestas da Escandinávia, principalmente pela atmosfera obscura, inspiradora para músicas de Black Metal.

Antes a Taur-nu-Fuin era conhecida como Dorthonion, que significa Terra dos Pinheiros em élfico ou como Orod-na-Thon que significa Montanhas dos Pinheiros . Era governada pelos irmãos Angrod e Aegnor, Altos Elfos filhos de Firnafin e irmãos de Galadriel. Eles deram como feudo, as altas regiões de Ladros aos descendentes do chefe humano Bëor, que fundaram ali seus assentamentos. Após as batalhas de Dagor Bragolach, Angrod e Aegnor morreram, e Dorthonion foi invadida pelos orcs enviados por Morgoth. Parte do povo élfico e do povo humano sobrevivente conseguiu fugir através do Passo de Arnach, mas o chefe da casa de Bëor, Barahir se recusou a fugir, reunindo seus homens em Aeluin, e lutando com os orcs por anos a fio até só sobrarem ele e mais onze companheiros: Baragund, Belegund, Dagnir, Dairuin, Arthad, Gildor, Gorlim, Hathaldir, Radhurin, Ragnor, Urthel e seu filho Beren. Nesta época Dorthonion passou a se chamar Taur-nu-Fuin, um nome sombrio que representava a escuridão macabra que se assentara na região após esta ser dominada por Morgoth. A floresta também passou a ser conhecida como Deldúwath, o Horror da Sombra Noturna. 

                O pequeno lago Aeluin.

Ora, Gorlin, que era um dos homens de Barahir, sentia muita falta de sua mulher, Eilinel, e saiu sozinho para procura-la. Acabou indo até a sua antiga casa, onde à encontrou. Mas ao entrar lá foi emboscado por orcs, que o levaram até Gorthaur, o braço direito de Morgoth que iria ser conhecido como Sauron a partir da Segunda Era. Gorthaur o torturou, e prometeu que se contasse o paradeiro de seus companheiros, ele poderia encontrar com Eilinel novamente. Gorlin então contou onde ficava o esconderijo de Barahir, e então Gorthaur zombou de sua cara e lhe disse que o que ele viu na sua antiga casa não era Eilinel e sim uma ilusão criada por ele. Depois disso ele matou o pobre infeliz.

Após o acontecido, Gorthaur mandou um destacamento de orcs para Aeluin, que massacrou Barahir e todos os seus homens, porém Beren conseguiu fugir para o interior da floresta. Lá ele encontrou o fantasma de Gorlin que estava profundamente arrependido. O fantasma lhe contou que havia como ele recuperar o anel de seu pai, uma relíquia élfica dada por Finrod Filagund, que era o que seu pai tinha de mais precioso. Beren consegue recuperar o anel da posse dos orcs e parte para o sul, numa jornada em que ele realizaria vários dos feitos mais heroicos narrados por J.R.R.Tolkien: A Balada de Lethian.

Após muitos anos de domínio do inimigo, os Valar trouxeram um grande exército para a terra média, e a guerra que se sucedeu foi tão destrutiva que uma grande parte da Terra Média foi coberta pelo mar, e das Taur-nu-Fuin só restaram algumas colinas, que na época de O Senhor dos Anéis eram conhecidas como as Tol Fuin.

                                                                 "To North there lay the Land of Dread
                                                                       whence only evil pathways led
                                                                   o’er Hills of Shadow bleak and cold
                                                                      or Taur-na-Fuin’s haunted hold
                                                                where Deadly Nightshade lurked and lay
                                                                      and never came or moon or day."
                                                                          -The Lay of Lethian, Canto I