Antes a Taur-nu-Fuin era conhecida como Dorthonion, que significa Terra dos Pinheiros em élfico ou como Orod-na-Thon que significa Montanhas dos Pinheiros . Era governada pelos irmãos Angrod e Aegnor, Altos Elfos filhos de Firnafin e irmãos de Galadriel. Eles deram como feudo, as altas regiões de Ladros aos descendentes do chefe humano Bëor, que fundaram ali seus assentamentos. Após as batalhas de Dagor Bragolach, Angrod e Aegnor morreram, e Dorthonion foi invadida pelos orcs enviados por Morgoth. Parte do povo élfico e do povo humano sobrevivente conseguiu fugir através do Passo de Arnach, mas o chefe da casa de Bëor, Barahir se recusou a fugir, reunindo seus homens em Aeluin, e lutando com os orcs por anos a fio até só sobrarem ele e mais onze companheiros: Baragund, Belegund, Dagnir, Dairuin, Arthad, Gildor, Gorlim, Hathaldir, Radhurin, Ragnor, Urthel e seu filho Beren. Nesta época Dorthonion passou a se chamar Taur-nu-Fuin, um nome sombrio que representava a escuridão macabra que se assentara na região após esta ser dominada por Morgoth. A floresta também passou a ser conhecida como Deldúwath, o Horror da Sombra Noturna.
O pequeno lago Aeluin.
Ora, Gorlin, que era um dos homens de Barahir, sentia muita falta de sua mulher, Eilinel, e saiu sozinho para procura-la. Acabou indo até a sua antiga casa, onde à encontrou. Mas ao entrar lá foi emboscado por orcs, que o levaram até Gorthaur, o braço direito de Morgoth que iria ser conhecido como Sauron a partir da Segunda Era. Gorthaur o torturou, e prometeu que se contasse o paradeiro de seus companheiros, ele poderia encontrar com Eilinel novamente. Gorlin então contou onde ficava o esconderijo de Barahir, e então Gorthaur zombou de sua cara e lhe disse que o que ele viu na sua antiga casa não era Eilinel e sim uma ilusão criada por ele. Depois disso ele matou o pobre infeliz.
Após o acontecido, Gorthaur mandou um destacamento de orcs para Aeluin, que massacrou Barahir e todos os seus homens, porém Beren conseguiu fugir para o interior da floresta. Lá ele encontrou o fantasma de Gorlin que estava profundamente arrependido. O fantasma lhe contou que havia como ele recuperar o anel de seu pai, uma relíquia élfica dada por Finrod Filagund, que era o que seu pai tinha de mais precioso. Beren consegue recuperar o anel da posse dos orcs e parte para o sul, numa jornada em que ele realizaria vários dos feitos mais heroicos narrados por J.R.R.Tolkien: A Balada de Lethian.
Após muitos anos de domínio do inimigo, os Valar trouxeram um grande exército para a terra média, e a guerra que se sucedeu foi tão destrutiva que uma grande parte da Terra Média foi coberta pelo mar, e das Taur-nu-Fuin só restaram algumas colinas, que na época de O Senhor dos Anéis eram conhecidas como as Tol Fuin.
"To North there lay the Land of Dread
whence only evil pathways ledo’er Hills of Shadow bleak and cold
or Taur-na-Fuin’s haunted hold
where Deadly Nightshade lurked and lay
and never came or moon or day."
-The Lay of Lethian, Canto I



Nenhum comentário:
Postar um comentário